Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o conteúdo essencial de um curso de graduação em Enfermagem deve contemplar três grandes áreas, sendo elas:
- Ciências Biológicas e da Saúde;
- Ciências Humanas e Sociais;
- Ciências da Enfermagem (Fundamentos, Assistência, Administração e Ensino).
Durante a faculdade também são realizadas diversas atividades práticas em laboratórios e, nos semestres finais, o estudante passa por um estágio obrigatório supervisionado em hospitais, ambulatórios, clínicas, rede básica de serviços de saúde e comunidades para ter contato direto com pacientes.
Na faculdade de Enfermagem, o aluno aprende a prestar assistência e a compreender o estado de saúde do paciente, a implementar ações para a promoção da saúde e a coordenar serviços da área. Para isso, tem aulas teóricas e práticas das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Enfermagem.
Uma boa parcela das disciplinas do curso é voltada ao estudo do funcionamento e da estrutura do corpo humano. Mas a maior parte da grade curricular tem como foco preparar o estudante para exercer a profissão. Entre essas matérias estão:
- Assistência de Enfermagem em Clínica Cirúrgica;
- Assistência em Gestão e Gerenciamento em Enfermagem;
- Enfermagem do Adulto e Idoso;
- Epidemiologia;
- Saúde Comunitária;
- Saúde da Criança e do Adolescente;
- Saúde da Mulher;
- Saúde do Adulto;
- Saúde do Idoso;
- Saúde Mental.


